MUNDO NEGRO – FÓRUM
SOCIAL MUNDIAL TEMÁTICO DE POA/2013.
Em
31 de dezembro de 2012, tivemos a confirmação da Primeira Oficina inscrita para
acontecer no Espaço do Mundo Negro, no Fórum Social Mundial Temático de Porto
Alegre 2013.
Será
no dia 30 de janeiro de 2013, das 15 às 18 horas, na Sala 01, é a Palestra: “Cosmogonia
Africana – A Visão de Mundo do Povo Yorubá” e a “Consciência Mítica para Melhor
Qualidade de Vida”, inscrita pelo CETRAB – Centro de Tradições
Afro-Barasileiras, que tem como responsável o Sr. Marcelo dos Santos Monteiro, do
Rio de Janeiro.
Conheça
um pouco da atividades proposta: Orí. A Cabeça como a Sede das Energias
Vitais da Natureza e do Destino. A Consciência Mítica para Melhor Qualidade
de Vida do Ser Humano.
Marcelo dos Santos Monteiro.
·
Graduando em Pedagogia – Administração Escolar
·
Professor e Consultor de Cultura Afro-Religiosa
Yorubá
·
Presidente Nacional e Fundador do CETRAB - Centro
de Tradições Afro-Brasileiras, entidade associativa de assistência social,
educacional, cultural e religiosa
·
Secretário Geral e Fundador do IPN - Instituto de
Pesquisa e Memória Pretos Novos, associação cultural no Rio de Janeiro - RJ
·
Primeiro Secretário e Fundador do CONALCO -
Instituto Nacional de Divulgação Legislativa e Desenvolvimento Social
·
Conselheiro de Honra do CEDINE - Conselho Estadual
de Direitos do Negro do Estado do Rio de Janeiro
·
Olóyè Asògun
Odearofa do Àse N’lá Omolú, Rio de Janeiro - RJ
·
Babaláwo Ifáfunké e Sacerdote
Supremo do Àse Ìdásílè Ode,
Rio de Janeiro - RJ
·
Obá Kankanfò do Àse
Aira Kiniba, – Colombo-PR
·
Congressista do IX Congresso Internacional de
Tradições Culturais Yorubá do Òrìsà
World, Rio de Janeiro - RJ
·
Congressista do IV Congresso Brasileiro de
Pesquisadores Negro da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros,
Salvador – BA
ORÍ
– A CABEÇA COMO A SEDE DAS ENERGIAS VITAIS
DA
NATUREZA E DO DESTINO
A
Consciência Mítica para Melhor Qualidade de Vida do Ser Humano
Marcelo Monteiro
1. INTRODUÇÃO:
A Cultura Religiosa Yorubá considera Orí como
uma das divindades de seu panteão. Na verdade, Orí é considerado a maior
divindade entre todas. O Orí de cada ser humano é tido como a divindade pessoal
de cada um, supostamente mais interessada nas questões individuais das pessoas
que quaisquer outras divindades ligadas a elas. Como uma divindade, Orí é
reverenciado e propiciado pelos Yorubá. Existem vários poemas de Ifá que falam
da adoração e propiciação de Orí, inclusive com sacrifícios.
O Yorubá tem uma forte crença na
predestinação. Eles acreditam que o sucesso ou o fracasso de qualquer pessoa
depende em grande parte do tipo de escolha que ele fez no orun. Algumas pessoas
escolhem uma vida de pobreza e simplicidade, enquanto outras escolhem uma vida
de riquezas e glamour. Alguns escolhem uma vida curta, enquanto outros escolhem
uma via longa. Esta crença na predestinação é usada para explicar o sucesso ou
o fracasso de qualquer pessoa na terra.
2. TÓPICOS DE DISCUSSÃO:
·
O
culto à cabeça, seus significados, seus valores e procedimentos fundamentais no
desempenho da vida saudável, desde o princípio da vida, em todos os seus
aspectos.
·
A
Consciência Mítica para Melhor Qualidade de Vida do Ser Humano
2.1.
Todos os problemas da vida podem ser resolvidos se forem dados os devidos
valores e importância ao culto a Orí
/ Cabeça. A cabeça é a parte essencial do corpo humano, e toda força que uma
pessoa tem está concentrada nela.
2.2.
O destino do ser humano é predestinado por Òlódùmárè
e as nuanças deste destino podem ser devidamente acompanhadas, através de
consulta à Orúnmìlà. Importante papel
do Sacerdote de Ifá, desempenhado
pelo Sacerdote de Orixá, no tratamento do Ser Humano.
3. ORIGEM DO POVO YORUBÁ:
Ao atravessar a fronteira entre o espaço
espiritual e o físico esquecemos o destino. Se temos o livre arbítrio de
escolher nosso destino, será que existe alguém que tenha desejado sofrer na
vida? É de suma importância que nós tenhamos o conhecimento de nossa cabeça
para a conquista da satisfação pessoal e da vida longa.
Os seres humanos, através de sua cabeça,
mantêm uma plena e constante ligação e inter-relação com os ancestrais e com os
antepassados. Conhecer o ser humano é ter um diagnóstico do destino, das
interdições, da força vital e do orixá. Ter ainda o conhecimento da Sorte e do
Infortúnio da vida, nos principais níveis graduais de: vida longa, riqueza,
família, filhos, vitória, morte, doença, luta, carência financeira e derrota.
Isto tudo, desde os primeiros dias de vida, quer seja no nascimento, enquanto
recém nascido ou no renascimento da vida, quando da iniciação no culto de
Orixá.
Um ritual de vital importância na vida, que
precisa ser resgatado e levado a consideração, não só de todos os
afro-descendentes, como também de todos os seguidores das Tradições Culturais
de Matriz Africana. É por ocasião deste ritual, e/ou até rituais que levam a
execução deste, que podemos salvar muitas vidas.
Em se tratando do princípio da vida, não muito
diferente do que ocorre na iniciação no culto ao Orixá, é realizado o Ìkómonjáàde - ritual de imposição do
nome. Quando ocorre o nascimento da criança, ela e a mãe permanecem confinadas
em um quarto até o ritual do nome. Se menino no nono dia; se menina, sétimo; e
se gêmeos o nome é dado no oitavo dia. Previamente no terceiro dia de vida o
Babalawo é chamado para realizar o Àkosèjayè,
um ritual divinatório que tem por finalidade conhecer, através de Ifá, a trajetória espiritual do
recém-nascido, e indagar sobre seu futuro. A partir daí são prescritas as
interdições que a criança deverá obedecer para facilitar seu desenvolvimento
material e espiritual. Caso haja a interveniência de malefícios que possa
prejudica-lo no futuro, de imediato são realizados rituais para afasta-los.
Durante o ritual do nome, a criança é segurada
pela mulher mais velha da família. O nome poderá ser determinado por circunstâncias
que estejam ligadas ao seu nascimento, sendo: àmútoruwá (nome trazido ao nascer), indicando circunstâncias
da gestação e parto ou circunstâncias familiares; Oruko-àbíso é o nome dado à criança após um estudo sobre sua
família-profissional, ancestralidade orixá cultuado e etc. O importante é que
esses nomes mostrem a linhagem da pessoa, tornando conhecida a sua origem. No
momento da imposição do nome é recitado o oriki
– orílè, fazendo alusão à linhagem da criança, e uma série de elementos são
utilizados, tais como: epo pupa /
azeite de dendê; oiyn / mel; obi / noz de cola; orogbo; eja / peixe; ataare / pimenta da costa; omi / água; ireke / cana de açúcar; iyo
/ sal; dentre outros, respeitando as suas interdições, buscando trazer a vida
do recém nascido as propriedades vitais dos elementos utilizados, cantados em
versos.
Quase que de forma idêntica no renascimento da
vida, ou melhor, na iniciação ao culto de orixá, tais rituais se tornam
imprescindíveis para um pleno desempenho da vida saudável.
4. SURGIMENTO DO MUNDO NA VISÃO
YORUBÁ:
5. CADEIA ALIMENTAR NA MANUTENÇÃO DA
VIDA ETERNA:
6. NÍVEIS DE HIERARQUIA EXISTENCIAL:
7. HIERARQUIA FUNCIONAL NA VISÃO DE
IFÁ:
8. CONCLUSÃO:
Precisamos
conhecer e entender nossa cultura e religiosidade, a fim de, na qualidade de
afro-descendente, continuar a luta dos nossos antepassados, pela preservação e
o bom nome de Odùduwà. O precursor da
cultura Yorubá e restaurador da
Cidade de Ile Ifè, berço, não
só, da cultura Yorubá, como também,
da humanidade.
Entre em contato e venha fazer
parte desta construção coletiva.
Acompanhe a grade de atividades propostas:
www.mnegrofsmtpoa.blogspot.com
GRADE DAS OFICINAS PROPOSTAS
PARA O LARGO ZUMBI DOS PALMARES
26 de janeiro de 2013, Marcha de Abertura do Fórum Social Temático de
Porto Alegre 2013.
10 hs - Mesa de Abertura Oficial do Fórum
Local: Teatro Danti Baroni na Assembleia Legislativa do Estado do RS.
16 hs - Marcha de Abertura - Largo Glenio Peres (Mercado Público de
Porto Alegre)
19 hs - Show de Abertura (Anfiteatro Por do Sol)
27 a 31 de
janeiro de 2013.
SALA
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HORÁRIO
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DIA 27
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DIA 28
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DIA 29
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DIA 30
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DIA 31
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01 M
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08h00
12h00
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02 M
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08h00
12h00
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03 M
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08h00
12h00
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01 T
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14h00
18h00
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02 T
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14h00
18h00
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03 T
|
14h00
18h00
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RESERVADO
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CONFIRMADO
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DIA 27 DE JANEIRO DE 2013 – DOMINGO
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SALA
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HORÁRIO
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ENTIDADE
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OFICINA
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RESPONSÁVEL
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03 T
|
A confirmar
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Instituto Cultural Afrobeat
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Discussão Sobre a Política de Ação
Afirmativa Cotas Raciais e Sociais na Pós-graduação
|
Pedro Fernando Acosta da Rosa
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DIA 28 DE JANEIRO DE 2013 –
SEGUNDA-FEIRA
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SALA
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HORÁRIO
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ENTIDADE
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OFICINA
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RESPONSÁVEL
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CONTATO
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03 T
|
A confirmar
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GT – Grupo de Trabalho do Movimento
Negro
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DIA 29 DE JANEIRO DE 2013 –
TERÇA-FEIRA
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SALA
|
HORÁRIO
|
ENTIDADE
|
OFICINA
|
RESPONSÁVEL
|
CONTATO
|
03 T
|
A confirmar
|
GT – Grupo de Trabalho do Movimento
Negro
|
|
|
|
DIA 30 DE JANEIRO DE 2013 –
QUARTA-FEIRA
|
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SALA
|
HORÁRIO
|
ENTIDADE
|
OFICINA
|
RESPONSÁVEL
|
01 T
|
15 horas
às 18 horas.
|
CETRAB – Centro de Tradições
Afro-Brasileiras
|
Palestra: “Cosmogonia Africana – A
Visão de Mundo do Povo Yorubá” e a “Consciência Mítica para Melhor Qualidade
de Vida”.
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Marcelo dos Santos Monteiro
|
03 T
|
A confirmar
|
GT – Grupo de Trabalho do Movimento
Negro
|
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|
DIA 31 DE JANEIRO DE 2013 –
QUINTA-FEIRA
|
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SALA
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HORÁRIO
|
ENTIDADE
|
OFICINA
|
RESPONSÁVEL
|
CONTATO
|
Atualizado em: - 31/12/2012 - 19:56
Inscreva sua atividade pelo
e-mail: mnegrofsmtpoa@gmail.com
Sua presença e de sua
organização, fortalecerão a unidade do movimento social negro em nosso Estado.
Áse.
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