Feriado Nacional e Estadual de 20 de Novembro. Nós apoiamos esta Ideia e Você?

Feriado Nacional e Estadual de 20 de Novembro. Nós apoiamos esta Ideia e Você?

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


Atividades do Fórum de Educação no FSM Temático POA 2013: Democracia, Cidades e Desenvolvimento.

18/01/2013.
A Lei 10.639/03, de 09 de janeiro de 2003, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, Art. 26-A, 79-A e 79-B, completou 10 anos no dia 09/01/2013.

Diz no Art. 26-A: Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório e ensino sobre Historia e Cultura Afro-Brasileira. § 1º - O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluíra o estudo da Historia da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. § 2º - Os conteúdos referentes à História e a Cultura Afro-Brasileira serão no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas da Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

Diante disto, o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do RS, estará realizando durante o Fórum Social Mundial Temático de POA 2013: Democracia, Cidades e Desenvolvimento, no Espaço do Mundo da Igualdade Racial, duas atividades:

- No dia 28 de janeiro, na Sala 01, das 14 horas às 17 horas, uma Mesa Redonda: 10 Anos da Lei 10.639/03 – “Avanços e Expectativas”.
E para esta mesa redonda foram convidados: SEDUC/RS – Secretaria Estadual de Educação do RS (Aguardando confirmação); SECADI/MEC - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Confirmada); CAO/DH/MPE - Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministerio Público Estadual do RS (Confirmado); SPPAA/SEPPIR – Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Confirmado); ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (Aguardando confirmação); CEED – Conselho Estadual de Educação do RS (Aguardando confirmação) e a CCDH/ALRS – Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do RS (Confirmada). e

- No dia 29 de janeiro, na Sala 01, das 14 horas às 17 horas, uma palestra com o tema: “As Marcas Históricas de Um Povo nos Aspectos da Serra da Barriga/AL ao Cerro de Porongos/RS”.
E para esta mesa foram convidados: SEDAC/RS – Secretaria Estadual da Cultura do RS (Já deu retorno, aguardando confirmação); Entidade Raízes da África – Maceió/AL; Entidade Cândido Velho de Guaíba/RS; FCP/MC - Fundação Cultural Palmares (Confirmando) e Representação do Movimento Negro da Cidade de Pinheiro Machado/RS (Aguardando confirmação).

Contamos com sua participação.

Acompanhe a programação das atividades do Fórum Social Mundial Temático POA 2013 – Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável no Espaço do Mundo da Igualdade Racial, pelo blog: www.joseantoniodossantosdasilva.blogspot.com ou www.mnegrofsmtpoa.blogspot.com
José Antonio dos Santos da Silva

Coordenador Geral do Fórum Permanente de

Educação e Diversidade Etnicorracial do RS.


Coordenador do Fórum Permanente de Educação
e Diversidade Etnicorracial do RS.
Secretaria Executiva:
Secretaria Estadual de Educação - SEDUC
End: Av. Borges de Medeiros, nº 1501.
        Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS
        CEP: 90.110-150
e-mail: forumdiversidaders@gmail.com
Fone:
51.32884813


Nenhum comentário:

Postar um comentário